Alucinógenos pode curar depressão e TOC, diz estudo

Estava lendo agora a Scientific American de novembro/18 e vi uma reportagem muito interessante contando sobre uma pesquisa realizada na John Hopkins University School of Medicine com alucinógenos.

Eles davam para cada participante do estudo 2 cápsulas contendo altas doses depsilocibina, principal componente dos “cogumelos mágicos”, que produzem alterações de humor e percepção.

Depois disso, o participante ficava relaxado num sofá, usando tapa-olhos e fones de ouvido transmitindo música clássica selecionada. Após cessar o efeito da psilocibina, cada um respondia uma série de perguntas num questionário.

A conclusão disso tudo, após relatar a experiência de 36 pessoas, foi que o alucinógeno pode melhorar o bem-estar, ansiedade e até curar depressão e TOC (transtorno obcessivo-compulsivo). Muitos descreveram que tiveram uma “experiência mística e espiritual que nunca tiveram em toda vida” após a ingestão de psilocibina e que a vida mudou depois disso: “Parece que a experiência levou a uma aceleração do meu desdobramento ou desenvolvimento espiritual”, relatou uma das participantes. “Lampejos de introspecção ainda ocorrem… sou muito mais amorosa – compensando as feridas que causei no passado…Sou cada vez naus caoaz de percever as pessoas como tendo a luz do divino fluindo por elas”

A psilocibina é um alucinógeno clássico, nessa mesma classe temos outras substâncias como mescalina, DMT e LSD. Essas drogas agem nos receptores serotoninérgicos.

alucinógenos podem curar doenças como depressão e TOC, diz estudo

Vale lembrar que há cerca de 40 anos não eram feitas pesquisas com esse tipo de substância devido aos riscos que podem causar. Nessa recente pesquisa, utilizaram um ambiente apropriado, com psiquiatra a disposição e uma preparação de 8 horas com psicólogo. Os alucinógenos podem, ás vezes, induzir à ansiedade, paranoia ou pânico que, em ambientes sem supervisão, podem produzir ferimentos acidentais ou até mesmo suicídio.

Acheimuito interessante a pesquisa, pode ter como alvo pacientes com câncerterminal, transtorno de estresse pós-traumáico..

Você pode conferir mais detalhes no link: https://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/alucinogenos_que_podem_curar.html